O que será o Twitter Mix 2011?

O que será o Twitter Mix 2011?

 
 
Uma simples linha. Unindo dois pontos, dois tempos. Dois tempos que se tornam um só, quando a linha se faz curva e fecha-se em círculo.
Depois de fechado, é difícil saber se há começo e fim. E esse é o mote para o Twitter Mix 2011: em um círculo existe apenas um ponto que podemos chamar de único, o centro. E o que é o centro do Twitter Mix senão o ser humano, equidistante que é de todos os pontos com os quais está conectado?
E aqui traçamos um paralelo que aparentemente contraria as “topologias” das redes sociais. Tomadas individualmente, as relações estabelecidas são relações de equidistância. Somos apenas um eu e um tu. É o que existe. O “nós” é uma ficção. Será? Somos nós, somos rede, na exata medida em que eu e tu incorporamos teus “tus” e meus “eus”, em mim e em ti. Do contato da multiplicidade de “eus” e “tus” nasce o relacionamento, natureza do “nós”.
Existem algumas perguntas importantes a serem feitas: como o “nós” transforma o “eu” e o “tu”? Que efeito poderoso essa multiplicidade exerce sobre mim? Como me desloca em direção ao “tu”? Como “nós” fazemos a sociedade? Como exercemos a política – do lado de lá e do lado de cá – para construir uma nova ética de convivência harmoniosa, transparente, alicerçada no respeito à dignidade humana?
Esse é um dos temas do Twitter Mix 2011: serão as redes sociais uma ferramenta para uma política ética?
Mas a transformação não se limita ao aspecto político, como poderíamos pensar, como o texto poderia induzir. Ela vai além, atinge e desperta a todos. Nos faz sair do eu e do tu para ver que eu e tu precisamos de ti e de mim. Independe de idade. A solidariedade intergeracional que te faz ver – e que me faz ver – que só nos resta a tua e a minha luta pela dignidade. A dignidade humana.
E não é possível existir dignidade humana sem que nos demos conta de que ela está tanto na criança, quanto no idoso. E todos – ou quase todos-, hoje, têm acesso às mídias sociais.
Esse é outro dos temas do Twitter Mix 2011: como as redes sociais – em particular o Twitter – podem proporcionar a relação entre gerações? Que diferenças existem entre as gerações que as mídias socias podem romper para aproximá-las? Diante das mídias sociais, no século XXI, é possível falar em “gerações’?
Assim como a Terra é a base onde seres humanos erigem suas construções, relacionamentos e empregos precisam, também, de bases sólidas para serem assentados. E nesse caso, só existe uma base: a educação.
Educar, podemos reduzir – e independente de qual conceito adotemos –, significa uma única coisa: proporcionar que seres humanos tenham plenas condições para o exercício da sua dignidade.
Não por acaso, esse é o tema que transforma a linha em um círculo e no círculo descobrimos o centro: a educação. Educação e ser humano são sinônimos. A educação nos faz humanos. Mas não qualquer educação. Afinal, animais educam seus filhotes. Queremos discutir uma educação que transforma, que tira eu e tu da mera condição de seres que reproduzem condições de sobrevivência.
Como fazer isso na sala de aula? Como usar as redes sociais para, na prática pedagógica, proporcionar que seres humanos tenham plenas condições para o exercício da sua dignidade?
Essa é a proposta do Twitter Mix 2001: como é possível, na prática, fechar o círculo do eu e tu e descobrirmos o centro, nós?

Saiba  mais acessando a fonte: http://www.twittermix.net/